segunda-feira, 29 de abril de 2013
sábado, 27 de abril de 2013
A importância dos TIC para Educação
Netas disciplina de Metodologia de Ensino Superior II aprendi mais ainda a importância da tecnologia, pois descobri alguns sites de pesquisas e outros de ajuda ao professores que podem facilitar muito as aulas.
Percebo que hoje o professor sem dominio das tecnologias fica para traz, pois os alunos hoje já trazem para a sala de aula um conheciemnto muito amplo das tecnologias, cabe a nós professores se atualizarmos nestas tecnologias.
Nestas aulas da professora Carmem ele fez com que eu percebece mais ainda a importância das tecnologias, a professora trouce de uma forma ampla e objetiva os conheciemntos dos TIC.
As apresentações de planos de aulas, vídeos, artigos, etc, no blog foi muito proveitoso, pois eu que já tinha blog me aprofundei muito mais da importância do mesmo em sala de aula, OBRIGADO prof. Carmem Lúcio por tudo, você conseguiu me enriquecer mais no meu conhecimento sobre tecnologia.
AVALIAÇÃO DO ENSINO/APRENDIZAGEM: UM DISCURSO POLÍTICO DESVINCULADO DA REALIDADE DO EDUCANDO
"A avaliação do ensino/aprendizagem só faz sentido para o aluno, quando é um processo contínuo com vista à reflexão crítica sobre a prática e não apenas configurada por uma classificação e um discurso político vago desvinculado da realidade do educando”.
Roberto Giancaterino
A avaliação está sempre presente nas atividades humanas, uma vez que, se está constantemente estabelecendo comparações entre coisas e valores diferentes (ou semelhantes), obrigando as pessoas a fazerem escolhas, nem sempre fáceis. Dentro do ambiente educacional não é diferente, a avaliação ocupa lugar de destaque, sendo que além dos alunos, os professores as instituições também são avaliados.
Todavia, em decorrência de padrões históricos-sociais, que se tornaram crônicos nas práticas pedagógicas, a avaliação no ensino assumiu a prática de “provas e exames”, gerando na opinião de estudiosos um desvio no uso da avaliação. Assim, ao invés de ser um instrumento favorável a construção de resultados satisfatórios, tornou-se um meio para classificar os educandos e decidir sobre a fase subseqüente. Deixando, muitas vezes, de cumprir com seu papel, que é auxiliar o crescimento do aluno, e não decidir sobre ele.
O ideal é que a avaliação considere a relação mútua existente entre os aspectos qualitativos e quantitativos da vida escolar do educando. Para isso, deve assumir várias formas, umas mais sistemáticas, outras menos, umas mais formais, ou mais informais. Sendo assim, o resultado das avaliações será apenas o reflexo do trabalho do professor. Isto porque, avaliar é um processo que exige comprometimento e perseverança do professor para vencer os obstáculos que surgem.
Na ação pedagógica a avaliação sempre se justifica em função dos objetivos previstos, que vão nortear o processo ensino-aprendizagem, que se define o que e como julgar, ou seja, o que e como avaliar. A avaliação pode ser entendida como um processo de análise qualitativa referente ao ensino e aprendizagem entre os alunos. Sendo esta, conseqüência de uma abordagem que envolve, além do aluno, o ambiente escolar e principalmente o professor. A avaliação possibilita verificar se os objetivos foram atingidos e realizados em sala de aula. Através de formas diferentes é possível avaliar o desenvolvimento do aluno, e assim, obter o resultado para dar continuidade no processo de ensino.
Vasconcellos (1994:43) destaca a avaliação como sendo “um processo abrangente da existência humana, que implica uma reflexão crítica sobre a prática, no sentido de captar seus avanços, suas resistências, suas dificuldades e possibilitar uma tomada de decisão sobre o que fazer para superar os obstáculos”.
Conforme destaca Granlund apud Sousa (1994:30), a avaliação é um processo contínuo, ligado a todo bom ensino e aprendizagem. Podendo ser definida como um processo sistemático, determinando a extensão na quais os objetivos educacionais foram alcançados pelos alunos. De acordo com o próprio autor, há dois aspectos fundamentais nesta definição, (1) a avaliação implica um processo sistemático, omitindo observações casuais, não-controladas a respeito dos alunos; (2) sempre pressupõe que objetivos educacionais sejam previamente identificados.
Corroborando com o autor Dias Sobrinho (1995), também enfatiza que a principal questão da avaliação é a qualidade, termo portador de uma semântica dispersa, especialmente quando referida à educação. Como é sempre o caso de valores, mergulhado em sistemas filosóficos, político, ético e cultural, a noção de qualidade educativa é variável no tempo, no espaço e, sobretudo nas diversas organizações intersubjetivas.
Todavia, os resultados da avaliação têm sido utilizados como um instrumento de questionamento em busca da qualidade e eficiência nas instituições de ensino no conjunto de seus serviços. Assim, avaliar os resultados supõe também que exista uma metodologia adequada de coleta de informações que, evidentemente, precisam ser objetivas.
Vale salientar que, o conceito de avaliação é muito abrangente e contextualiza descrições qualitativas e quantitativas da atuação do aluno, enquanto permanece no espaço escolar e mais, emite julgamento de valor no que se refere às metas propostas. Sendo assim, a avaliação acontece independente de medidas estabelecidas. No entanto, faz-se necessário desenvolver uma série de ações sistemáticas que visam buscar fins comuns.
A avaliação, portanto, representa um trabalho participativo, no qual há o engajamento de toda a comunidade educacional na busca de êxitos, tendo como perspectiva a continuidade da aprendizagem e um conhecimento de qualidade. Neste caso, a avaliação deve ser compreendida com um processo mediador onde os pressupostos de caráter qualitativo sirvam como subsídio para uma contínua reflexão do trabalho educacional.
De acordo com Luckesi (1991:27), o tema avaliação, vem ganhando foros de independência da relação professor-aluno. Ancorados pelas idéias do autor é possível perceber que a avaliação vem sendo direcionada para um contexto unicamente classificatório, sob o qual são desenvolvidos testes e provas que visam analisar unicamente o conteúdo, no sentido teórico e desvinculado da realidade do educando.
A impressão que se tem é que as notas não possuem relação com a aprendizagem. Trata-se apenas de um fetiche cujos propósitos levam a conclusão que a seletividade é o objetivo principal da avaliação. No entanto, é importante observar que a avaliação não pode ser usada como instrumento reducionista, como se avaliar pudesse limitar-se à aplicação de meios, para coleta de dados com posterior mensuração ou valor. Neste sentido, “o diagnóstico de dificuldades e facilidades não deve ser compreendido como um veredicto, mas sim, como uma análise da situação atual do educando, em função das condições de ensino que irão sendo oferecidas” (Sousa, 1994:227).
Além disso, de acordo com D’ambrósio (1999:37), “não há testes que respondam com exatidão ao que o aluno deve saber em determinada idade ou em determinada etapa, contudo, cada aluno é um indivíduo com estilo e ritmo próprio de aprendizagem”. E neste contexto, a realidade educacional não demonstra clareza dos propósitos que a avaliação deve alcançar, principalmente porque, na maioria das vezes, ela assume um caráter mecanicista e limitador das potencialidades do educando.
Neste aspecto, de acordo com Albuquerque & Silva (1995:9), a avaliação deve deixar de ser um momento terminal no processo educativo para “transformar-se na busca incessante de compreensão das dificuldades do educando e na dinamização de novas oportunidades de conhecimento”. Entretanto, na medida em que a ação avaliativa exerce uma função dialogada e interativa, ela promove os seres morais e intelectualmente, tornando-se críticos e participativos, inseridos no contexto social e político.
CONCLUSÃO
A avaliação é um processo contínuo que deve ocorrer nos mais diferentes momentos do trabalho. A verificação e a qualificação dos resultados da aprendizagem no início, durante e no final das unidades didáticas, visam sempre diagnosticar e superar dificuldades, corrigir falhas e estimular os alunos a continuarem dedicando-se aos estudos. A avaliação da aprendizagem necessita, para cumprir o seu verdadeiro significado, assumir a função de subsidiar a construção da aprendizagem bem-sucedida.
A condição necessária para que isso aconteça é de que a avaliação deixe de ser utilizada como um recurso de autoridade, que decide sobre os destinos do educando, e assuma o papel de auxiliar o crescimento. É neste sentido que os professores encontram muitas dificuldades, sendo de suma importância que o professor saiba exercer seu papel de mediador entre o aluno e o saber e utilize a avaliação como alavanca de promoção do indivíduo.
Portanto, avaliar o aluno apenas no seu desenvolvimento cognitivo é avaliar uma faceta do processo de aprendizagem, é negar-lhe o desenvolvimento de todas as suas possibilidades, é uma farsa, um discurso político desvinculado da realidade do educando.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALBUQUERQUE, Ivanise M. & SILVA, Arnold C. Abordagem e tendências. Fortaleza - CE, 1995.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação para uma sociedade em transição. Campinas - SP: Papirus, 1999.
DIAS SOBRINHO, José (org.). Avaliação institucional da unicamp: processo, discussão e resultados. Campinas - São Paulo: UNICAMP, 1995.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Revista tecnologia educacional. Rio de Janeiro - RJ: v. 20 jul/ago, 1991.
SOUSA, Clariza Prado de. (org.). Avaliação do rendimento escolar. 3. ed. Campinas - SP: Papirus, 1994.
VASCONCELLOS, C. S. A construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Cadernos Pedagógicos do Libertad 2, 1994.
Roberto Giancaterino*
Prof. Dr. Roberto Giancaterino, PhD, nasceu em 1964, na cidade de Campinas, estado de São Paulo. Residente em São Bernardo do Campo - SP. É Pós-Doutorado em Educação; Doutor em Filosofia, Tecnologia Educacional e Mestre em Ciências da Educação e Valores Humanos. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Valores Humanos Transdisciplinares; Docência do Ensino Superior; Administração e Supervisão Educacional. Também é Bacharel e Licenciado em Filosofia, Física, Matemática e Pedagogia. Escritor, Pesquisador, Palestrante, Conferencista e Seminarista na Área Educacional.
É autor de vários trabalhos científicos reconhecidos por acadêmicos, entre eles: O best-seller “Escola, Professor, Aluno - Os Participantes do Processo Educacional” editado pela editora Madras que já é sucesso mundial. Iniciou-se no magistério em 1984 na disciplina de Matemática, posteriormente, ao final da mesma década já lecionava também na disciplina de Física. Atualmente atua como professor universitário em cursos de pós-graduação em disciplinas pedagógicas, e, na rede pública estadual leciona Matemática e Física. Em seu caminhar pela educação, Giancaterino idealiza com uma educação de qualidade e completa para todos, principalmente aos menos favorecidos e que associe todas as dimensões do sujeito como ser humano.
Algumas frases marcante de sua autoria:
“Enquanto houver guerras entres os homens, a paz será uma espécie em extinção”.
“O trabalho enobrece o homem quando ele é digno do seu suor”.
“Um país se constrói com bons homens e bons livros”.
“Existe só uma maneira de superar os obstáculos, ultrapassá-los”.
“O trabalho de um homem perpetua quando atravessa os tempos”.
“Às vezes, as coisas mais reais do mundo são aquelas que não podemos ver”.
“Ceder, nem sempre é sinônimo de derrota, é ser mediador do bom senso para o momento”.
“O espírito de luz é aquele que transforma as coisas ruins em virtudes”.
“Um dos maiores atos de covardia do ser humano, não é errar, mas sim, não assumir seu próprio
erro”.
Contato: prof.giancaterino@terra.com.br / giancaterino@terra.com.br
(Portal Professor)
Defesas Naturais e Estimuladas (Vacinas) do Corpo - UCA/ Metodologia Científica (A importância para a aula de biológia ou geografia)
Autor e Coautor(es)
Priscila Gervásio Teixeira UBERLANDIA - MG
ESC DE EDUCACAO BASICA
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Compreender o corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem-estar físico, social e psíquico do indivíduo;
- Identificar as defesas naturais e estimuladas (vacinas) no corpo;
- Conhecer algumas vacinas que deve tomar quando ainda é criança;
- Valorizar hábitos de alimentação saudáveis para manter a saúde do corpo;
- Compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;
- Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
- Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;
- Desenvolver competências e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Iniciação Científica;
- Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 840 minutos –14 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para a realização do Projeto é necessário que os alunos
tenham habilidades relativas à leitura e escrita, já tenham noção do
corpo humano, e consigam destacar alguns hábitos saudáveis. Além da
utilização dos recursos do tablet, celular, gravador de áudio e do
laptop Classmate com o uso dos programas:Tux Paint, Mozilla
Firefox, PowerPoint, é importante que os alunos sejam capazes de exporem
oralmente, suas ideias e se relacionarem com os colegas.
Estratégias e recursos da aula
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, como se trata de um Projeto de Pesquisa Científica em sala de aula é importante que você tenha conhecimentos de como desenvolvê-lo. O Projeto de Pesquisa busca evidências para o diálogo como base de desenvolvimento para atingir o conhecimento através da Pesquisa com uma metodologia que propicie a troca de saberes, ao valorizar as participações dos alunos, dos professores e das ciências envolvidas. Fortalecendo o desenvolvimento da autonomia e da criticidade, incentivando a observação, o registro, a comparação, a investigação, que favorecem a solução de problemas reais de seu cotidiano, utilizando a linguagem para a generalização em diferentes situações e contextos das experiências vividas.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir algumas dicas pedagógicas de como ensinar por meio da Pesquisa:
Observação: Professor, o objetivo é fazer um Projeto/aula sobre como são organizados os diferentes espaços, as diferenças e semelhanças entre eles, além de algumas normas para seu funcionamento.
Ressalte para turma a importância da organização das informações no decorrer de todo o processo de investigação, para a socialização dos Resultados da Pesquisa. É importante criar momentos para dialogar, trocar informações e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto. Decida juntamente com a turma, o “local” onde serão registradas as atividades desenvolvidas em cada etapa. Sugerimos:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37278. Aula do Portal - Criando um Blog. Acesso em 08/09/2012.
Você também poderá utilizar os sítios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s, que corresponde/m ao nível dos seus alunos.
Acessados em 08/09/2012.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com sua turma a forma de registro das etapas do Projeto de Pesquisa.
É essencial a participação e o acompanhamento do professor, durante a realização do Projeto. Com essa tecnologia os alunos poderão atualizar a postagem de cada etapa do Projeto. Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto é " Defesas Naturais e Estimuladas (Vacinas) do Corpo", que será desenvolvido nesta aula.
Estratégias e recursos da aula
1ª Momento: aproximadamente duas ou três atividades de 60 minutos cada uma.
Professor, o tema poderá ter relação com o conteúdo estudado ou surgir de alguma curiosidade dos alunos ou de um fato ocorrido, como, por exemplo, um aluno trouxe uma propaganda na qual seu destaque era a “Campanha de Vacinação em sua Cidade”. Juntamente com o professor ele acessou o vídeo pela internet seguindo o caminho http://www.youtube.com/watch?v=sw4ypn7Ps9o&feature=player_detailpage. Esse vídeo é a propaganda da vacinação na cidade de Brasília. Acesso em 11/09/2012.
Em seguida, convidou os colegas para assistirem juntos, a propaganda: "Zé Gotinha está esperando por você Brasília DF"
Após assistirem ao vídeo, os alunos questionaram porque as vacinas são destinadas para menores de 5 anos. A partir desse momento eles manifestaram curiosidade em pesquisarem mais sobre o nosso corpo e as vacinas.
Você poderá utilizar diversas formas para “detonar” o tema, ou seja, despertar o interesse dos alunos. Utilizando diferentes recursos:
Escolhida a temática para estudo, elabore com a turma uma Justificativa para o estudo, a turma deverá expor os motivos que a levaram a optar pela temática escolhida, bem como o porquê é importante e necessário o seu estudo. Professor, elabore com os alunos um texto coletivo, expondo as suas ideias. O registro desta atividade poderá ser feito no caderno de Ciências, Blog ou em cartaz.
Em seguida, prepare uma cartolina e registre nela os objetivos traçados pelos investigadores. Veja o exemplo abaixo:
O que queremos saber?
Em seguida, é necessário construir juntamente com os alunos os Problemas a serem definidos, os alunos deverão criar questionamentos e dúvidas para delimitarem a abrangência da Pesquisa. Faz-se necessário, portanto, que o Problema seja definido por meio de uma linguagem clara e objetiva e, preferencialmente, partindo de uma interrogativa.
Fonte: Acervo da autora.
Logo após, as questões elaboradas pelos alunos, é importante instigá-los a pensarem sobre as Hipóteses, que deverão sinalizar para as possíveis soluções (respostas) para o/s problema/s proposto/s, tendo clareza do que os alunos pensam conhecer sobre o assunto, conhecimentos estes que serão testados por meio da Pesquisa.
Como exemplo, observe:
Fonte: Acervo da autora.
Professor, não se esqueça de criar um momento para a socialização dos problemas levantados e as possíveis soluções.
Registre-a na ficha e traga na próxima aula.
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2º momento: aproximadamente uma atividade de 60 minutos.
Onde e como podemos pesquisar?
Professor, retome a discussão anterior e converse com a turma sobre o processo investigativo: “Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas?”
Solicite que cada um socialize as respostas que trouxeram de casa. Veja quais respostas se repetiram, escreva em um cartaz, os recursos que os alunos destacaram na atividade de casa.
Professor, tabule os dados juntamente com os alunos na lousa, e repasse para uma cartolina. Em seguida, proponha a construção de uma tabela que apresente os dados coletados.
A tabela poderá ser registrada no caderno ou caso sua escola possua os laptops Classmate, por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Veja o exemplo abaixo:
Fonte: Acervo da autora.
Professor, você poderá criar situações problema elaboradas a partir da tabela.
Ao realizar uma Pesquisa Científica é necessário o envolvimento dos participantes, tanto na execução quanto na elaboração das atividades que contemplem o trabalho interdisciplinar dos conteúdos. Sugerimos os conteúdos a seguir para que a Pesquisa concilie com sua proposta curricular, veja:
Agora, construa com a turma um Cronograma para a realização das atividades que permearão todo o Projeto, que deverá ser realizado de uma maneira flexível. As atividades poderão ser desenvolvidas durante várias semanas.
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3ª momento: aproximadamente quatro a cinco atividades de 60 minutos cada uma.
Professor, disponibilize as cenas abaixo para os alunos e promova uma discussão sobre o que está acontecendo em cada uma.
1ª Cena
Observe a história, que conta o que aconteceu com Vinícius.
BROCKELMANN, Rita Helena. Projeto Pitanguá: ciências. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2011, p. 51.
Observe a cena
PESSÔA, Karina; FAVALLI, Leonel. A escola é nossa: Ciências. 3º ano. São Paulo: Scipione, 2011. p.163.
Leia com atenção a história em quadrinho: Algum tempo depois...
COSTA, Maria Helena da R. de Oliveira da Costa; MANTOVANI, Katia Paulilo; SILVA, Edson D’Addio da Silva. Ciências: Saber e Fazer. Ensino Fundamental 3º ano. São Paulo: Saraiva, 2011. p.40, 41.
Converse com os colegas sobre as seguintes questões:
Professor, converse com a turma sobre as semelhanças e diferenças entre as cenas. Registre as informações na lousa ou em cartazes para serem afixados na sala de aula.
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MEU CORPO E AS DEFESAS NATURAIS
Professor, é importante que os alunos conheçam o seu corpo para iniciarmos a Pesquisa. Para isso, prepare algumas atividades na sala de aula e ou no pátio da escola.
CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO
PESSÔA, Karina; FAVALLI, Leonel. A escola é nossa: Ciências. 3º ano. São Paulo: Scipione, 2011. p.144 e 145
Hora do Banho
BROCKELMANN, Rita Helena. Projeto Pitanguá: ciências. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2011, p. 48.
Fonte da imagem: Clip Art do Word. Acervo da autora.
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DESCOBRINDO AS DEFESAS DO CORPO
Professor, providencie e organize o espaço para os alunos assistirem ao filme: Osmose Jones: uma aventura radical pelo corpo humano
Título no Brasil: Osmose Jones- Uma Aventura Radical Pelo Corpo Humano
Título Original: Osmoses Jones
País de Origem: EUA
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 95 minutos
Ano de Lançamento: 2001
Estúdio/Distrib.: Warner Home Video
Direção: Bobby Farrelly e Peter Farrelly
http://www.interfilmes.com/filme_14091_osmose.jones.html. Neste sítio você encontrará informações sobre a ficha técnica e a sinopse do filme. Acesso em 12/09/2012.
Em regra, se um microrganismo atravessa as barreiras naturais do corpo, os mecanismos de defesa específicos e inespecíficos destroem-no antes que se multiplique.
Alguns sites interessantes:
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AS DEFESAS ESTIMULADAS (VACINAS) DO CORPO
Professor, inicie a atividade apresentando o cartaz da campanha de vacinação do ano de 2012, faça os seguintes questionamentos:
Ao final do diálogo, faça um relatório coletivo registrando o que foi pesquisado. Redija dados relevantes do diálogo e para concluir a produção instrua os alunos a fazerem um desenho representando a leitura e a interpretação dos textos.
Sugestões de links para os professores:
Professor, como se trata de um Projeto de Pesquisa Científica em sala de aula é importante que você tenha conhecimentos de como desenvolvê-lo. O Projeto de Pesquisa busca evidências para o diálogo como base de desenvolvimento para atingir o conhecimento através da Pesquisa com uma metodologia que propicie a troca de saberes, ao valorizar as participações dos alunos, dos professores e das ciências envolvidas. Fortalecendo o desenvolvimento da autonomia e da criticidade, incentivando a observação, o registro, a comparação, a investigação, que favorecem a solução de problemas reais de seu cotidiano, utilizando a linguagem para a generalização em diferentes situações e contextos das experiências vividas.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir algumas dicas pedagógicas de como ensinar por meio da Pesquisa:
- Como ensinar por meio da Pesquisa
- Ensino com Pesquisa (ensinar / aprender / fazendo)
- Como elaborar um Projeto de Pesquisa?
Observação: Professor, o objetivo é fazer um Projeto/aula sobre como são organizados os diferentes espaços, as diferenças e semelhanças entre eles, além de algumas normas para seu funcionamento.
Ressalte para turma a importância da organização das informações no decorrer de todo o processo de investigação, para a socialização dos Resultados da Pesquisa. É importante criar momentos para dialogar, trocar informações e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto. Decida juntamente com a turma, o “local” onde serão registradas as atividades desenvolvidas em cada etapa. Sugerimos:
- Manualmente no caderno de Ciências ou em folhas de papel para serem anexadas;
- Digitalizadas utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou o tablet;
- Utilizando outros recursos tecnológicos como: Blog, dentre outros.
Faça uma Pesquisa nos sítios abaixo para auxiliar na construção de Blog:
Utilize a atividade “Vamos criar um Blog da turma?”, acessada no sítio do Portal do Professor:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37278. Aula do Portal - Criando um Blog. Acesso em 08/09/2012.
Você também poderá utilizar os sítios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s, que corresponde/m ao nível dos seus alunos.
- Como criar um Blog
- Blog da turma
Acessados em 08/09/2012.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com sua turma a forma de registro das etapas do Projeto de Pesquisa.
É essencial a participação e o acompanhamento do professor, durante a realização do Projeto. Com essa tecnologia os alunos poderão atualizar a postagem de cada etapa do Projeto. Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto é " Defesas Naturais e Estimuladas (Vacinas) do Corpo", que será desenvolvido nesta aula.
Estratégias e recursos da aula
1ª Momento: aproximadamente duas ou três atividades de 60 minutos cada uma.
Professor, o tema poderá ter relação com o conteúdo estudado ou surgir de alguma curiosidade dos alunos ou de um fato ocorrido, como, por exemplo, um aluno trouxe uma propaganda na qual seu destaque era a “Campanha de Vacinação em sua Cidade”. Juntamente com o professor ele acessou o vídeo pela internet seguindo o caminho http://www.youtube.com/watch?v=sw4ypn7Ps9o&feature=player_detailpage. Esse vídeo é a propaganda da vacinação na cidade de Brasília. Acesso em 11/09/2012.
Em seguida, convidou os colegas para assistirem juntos, a propaganda: "Zé Gotinha está esperando por você Brasília DF"
Após assistirem ao vídeo, os alunos questionaram porque as vacinas são destinadas para menores de 5 anos. A partir desse momento eles manifestaram curiosidade em pesquisarem mais sobre o nosso corpo e as vacinas.
Você poderá utilizar diversas formas para “detonar” o tema, ou seja, despertar o interesse dos alunos. Utilizando diferentes recursos:
- Contar uma história sobre o tema;
- Ler uma reportagem;
- Discutir uma notícia;
- Assistir a um vídeo, dentre outros.
Escolhida a temática para estudo, elabore com a turma uma Justificativa para o estudo, a turma deverá expor os motivos que a levaram a optar pela temática escolhida, bem como o porquê é importante e necessário o seu estudo. Professor, elabore com os alunos um texto coletivo, expondo as suas ideias. O registro desta atividade poderá ser feito no caderno de Ciências, Blog ou em cartaz.
Em seguida, prepare uma cartolina e registre nela os objetivos traçados pelos investigadores. Veja o exemplo abaixo:
Escola de Educação Básica da UFU
Projeto de Iniciação Científica Discente
Defesas e Naturais e Estimuladas ( Vacinas) do Corpo
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Em seguida, é necessário construir juntamente com os alunos os Problemas a serem definidos, os alunos deverão criar questionamentos e dúvidas para delimitarem a abrangência da Pesquisa. Faz-se necessário, portanto, que o Problema seja definido por meio de uma linguagem clara e objetiva e, preferencialmente, partindo de uma interrogativa.
Fonte: Acervo da autora.
Logo após, as questões elaboradas pelos alunos, é importante instigá-los a pensarem sobre as Hipóteses, que deverão sinalizar para as possíveis soluções (respostas) para o/s problema/s proposto/s, tendo clareza do que os alunos pensam conhecer sobre o assunto, conhecimentos estes que serão testados por meio da Pesquisa.
Como exemplo, observe:
Alunos
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Problemas
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Hipóteses
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Ana
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Quais são e para que servem as vacinas?
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Elas servem para não ficar doente.
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Luciano
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Quando gripamos o que acontece no nosso corpo?
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Ficamos com febre, nariz escorre e não queremos fazer nada.
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Mariane
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O que as crianças podem fazer para cuidar da saúde?
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Atividade física, comer frutas e verduras, lavar as mãos.
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Pedro
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Quantas vacinas tomamos até completar 7 anos?
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Acredito que umas 20 vacinas.
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Rafaela
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Qual o nome da primeira vacina que tomamos?
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Minha mãe disse que é BCG.
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Thiago
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Por que ficamos doentes?
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Porque não cuidamos da nossa saúde.
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Professor, não se esqueça de criar um momento para a socialização dos problemas levantados e as possíveis soluções.
Lembrete: Professor, não se esqueça de criar uma forma de registro para as atividades e as produções elaboradas e criadas pelos alunos. Seja em caderno de Ciências, Portfólios ou no Blog da turma. Fonte da imagem: Clip Art do Word. Acervo da autora. |
Registre-a na ficha e traga na próxima aula.
Atividade de Casa
esquise com seus familiares onde podemos encontrar respostas para solucionar as questões problemalevantadas sobre o nosso Projeto de Pesquisa. Responda a pergunta abaixo por meio da escrita, desenhos/recortes:
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(DESENHO/RECORTES)
|
2º momento: aproximadamente uma atividade de 60 minutos.
Onde e como podemos pesquisar?
Professor, retome a discussão anterior e converse com a turma sobre o processo investigativo: “Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas?”
Solicite que cada um socialize as respostas que trouxeram de casa. Veja quais respostas se repetiram, escreva em um cartaz, os recursos que os alunos destacaram na atividade de casa.
Professor, tabule os dados juntamente com os alunos na lousa, e repasse para uma cartolina. Em seguida, proponha a construção de uma tabela que apresente os dados coletados.
A tabela poderá ser registrada no caderno ou caso sua escola possua os laptops Classmate, por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Veja o exemplo abaixo:
FONTES DE PESQUISA
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NÚMERO DE PAIS QUE CITARAM
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01-Jornais |
07
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02-Livros |
13
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03-Revistas |
05
|
04-Internet |
15
|
05-Entrevista |
06
|
06-Fotografia |
10
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Professor, você poderá criar situações problema elaboradas a partir da tabela.
Ao realizar uma Pesquisa Científica é necessário o envolvimento dos participantes, tanto na execução quanto na elaboração das atividades que contemplem o trabalho interdisciplinar dos conteúdos. Sugerimos os conteúdos a seguir para que a Pesquisa concilie com sua proposta curricular, veja:
- Língua Portuguesa: gêneros textuais (músicas, poemas, relatos), estrutura de textos, discurso narrativo, reescrita e reprodução de textos, aspectos gramaticais (ortografia, acentuação gráfica, uso de letras maiúsculas e minúsculas, pontuação, parágrafo, acentuação, concordância verbal e concordância nominal, pontuação etc.) e aspectos semânticos (coerência e coesão);
- História: direitos e deveres das crianças em relação a vacinação gratuita;
- Matemática: interpretação de dados e informação; gráficos e tabelas; números e quantidades envolvendo as operações que está trabalhando, estatística, proporção e probabilidade;
- Informática: linguagem digital, criação de Blog, Powerpoint, navegação na Internet.
- Artes: leitura, compreensão, análise e interpretação de imagens; produção de desenhos, pinturas.
Agora, construa com a turma um Cronograma para a realização das atividades que permearão todo o Projeto, que deverá ser realizado de uma maneira flexível. As atividades poderão ser desenvolvidas durante várias semanas.
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3ª momento: aproximadamente quatro a cinco atividades de 60 minutos cada uma.
Professor, disponibilize as cenas abaixo para os alunos e promova uma discussão sobre o que está acontecendo em cada uma.
1ª Cena
Observe a história, que conta o que aconteceu com Vinícius.
BROCKELMANN, Rita Helena. Projeto Pitanguá: ciências. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2011, p. 51.
- Explique com suas palavras o que aconteceu com ele.
- Por que ele amanheceu doente?
- O que Vinícius deveria ter feito antes de comer?
Observe a cena
PESSÔA, Karina; FAVALLI, Leonel. A escola é nossa: Ciências. 3º ano. São Paulo: Scipione, 2011. p.163.
- Por que a menina não quis brincar?
- Você também já ficou assim?
- O que levou a menina a ficar doente?
Leia com atenção a história em quadrinho: Algum tempo depois...
COSTA, Maria Helena da R. de Oliveira da Costa; MANTOVANI, Katia Paulilo; SILVA, Edson D’Addio da Silva. Ciências: Saber e Fazer. Ensino Fundamental 3º ano. São Paulo: Saraiva, 2011. p.40, 41.
Converse com os colegas sobre as seguintes questões:
- Por que será que Rafael ficou doente?
- Por que a colega insistiu tanto para ele calçar os sapatos?
- Será que existe alguma relação entre a doença e o fato de Rafael ter andado descalço?
- Você costuma andar descalço? Onde?
- Você já teve algum tipo de problema por andar sem calçado? Qual?
Professor, converse com a turma sobre as semelhanças e diferenças entre as cenas. Registre as informações na lousa ou em cartazes para serem afixados na sala de aula.
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MEU CORPO E AS DEFESAS NATURAIS
Professor, é importante que os alunos conheçam o seu corpo para iniciarmos a Pesquisa. Para isso, prepare algumas atividades na sala de aula e ou no pátio da escola.
- Providencie o esboço do corpo para os alunos escreverem os nomes das suas partes.
CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO
PESSÔA, Karina; FAVALLI, Leonel. A escola é nossa: Ciências. 3º ano. São Paulo: Scipione, 2011. p.144 e 145
- Quais os cuidados que você e as pessoas que moram em sua residência têm com a alimentação?
- Em sua opinião, é importante ter cada um dos cuidados apresentados na imagem acima?
- O que a falta desses cuidados pode causar ao ser humano?
- Quais dos cuidados apresentados nas imagens, você e as pessoas que moram em sua residência geralmente têm?
Hora do Banho
BROCKELMANN, Rita Helena. Projeto Pitanguá: ciências. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2011, p. 48.
- Em sua opinião, o que é higiene?
- Que prática de higiene a personagem da tirinha realizou?
- Você conhece outras práticas de higiene? Quais?
Lembrete:
Professor, não se esqueça de criar uma forma de registro para as
atividades e as produções elaboradas e criadas pelos alunos. Seja em
caderno de Ciências, Portfólios ou no Blog da turma.
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DESCOBRINDO AS DEFESAS DO CORPO
Professor, providencie e organize o espaço para os alunos assistirem ao filme: Osmose Jones: uma aventura radical pelo corpo humano
Ficha técnica do filme
Título no Brasil: Osmose Jones- Uma Aventura Radical Pelo Corpo Humano
Título Original: Osmoses Jones
País de Origem: EUA
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 95 minutos
Ano de Lançamento: 2001
Estúdio/Distrib.: Warner Home Video
Direção: Bobby Farrelly e Peter Farrelly
Sinopse
Frank Pepperidge (Bill Murray) não vive da maneira mais saudável possível. Come porcarias direto do chão, não liga para dietas balanceadas e nem pensa em fazer exercícios. Em um desses descuidos, deixa entrar em seu corpo Thrax, um vírus letal, que está determinado a acabar com o que encontrar pela frente. Frank nem suspeita que dentro de seu corpo existe uma verdadeira cidade governada pelo cérebro, invadida por bactérias foras da lei, patrulhada por células brancas e... reproduzidas em um desenho animado de traçados ágeis, cores fortes e muito movimento. Uma dessas células brancas é Osmose Jones (voz de Chris Rock), um policial que gosta de trabalhar sozinho. Para a infelicidade de Osmose, Frank começa a sentir os primeiros sintomas causados por Thrax e toma a pílula Drix. É claro que Drix é designado para trabalhar com Osmose. A dupla não se dá bem logo de cara, mas vai ter que resolver as diferenças para salvar a vida de Frank das garras do perverso Thrax.http://www.interfilmes.com/filme_14091_osmose.jones.html. Neste sítio você encontrará informações sobre a ficha técnica e a sinopse do filme. Acesso em 12/09/2012.
A importância das defesas naturais.
Para perfeita compreensão do filme, seria interessante que os alunos tenham orientações iniciais que as defesas do organismo contra a infecção incluem barreiras naturais, como a pele, mecanismos inespecíficos, como certos tipos de glóbulos brancos e a febre, e mecanismos específicos, como os anticorpos.Em regra, se um microrganismo atravessa as barreiras naturais do corpo, os mecanismos de defesa específicos e inespecíficos destroem-no antes que se multiplique.
Alguns sites interessantes:
- Defesas do organismo contra a infecção
- Glóbulos Brancos: matar ou morrer
http://super.abril.com.br/saude/globulos-brancos-matar-ou-morrer-443017.shtml. Neste sítio você encontrará informações sobre a função dos glóbulos brancos em nosso corpo. Acesso em 12/09/2012.
Professor é importante ler e adequar à linguagem de acordo com a faixa etária da turma._____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
AS DEFESAS ESTIMULADAS (VACINAS) DO CORPO
Professor, inicie a atividade apresentando o cartaz da campanha de vacinação do ano de 2012, faça os seguintes questionamentos:
Ao final do diálogo, faça um relatório coletivo registrando o que foi pesquisado. Redija dados relevantes do diálogo e para concluir a produção instrua os alunos a fazerem um desenho representando a leitura e a interpretação dos textos.
Sugestões de links para os professores:
- Saúde: Já vou, mãe! Só um minuto
- Vacinações
- Dietas ricas em alimentos anti-inflamatórios previne doenças
Avaliação
Os projetos de Iniciação Científica transformam a
avaliação em um processo contínuo na realidade cotidiana da sala de
aula. Considera- se como instrumentos de avaliação:
- Observação do comportamento do aluno: hábitos de trabalho, relacionamento com os amigos e professores, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares e capacidade de cooperação;
- Trabalhos escritos ou de outra natureza produzidos espontaneamente pelo aluno;
- Dados registrados com referências diretas elaboradas pelos alunos individualmente ou em grupo.
Neste plano de o professor faz uma associação entre o cordo humano e a importância da vacina para as crianças, e valorizar os aspectos alimentares. Pois hoje em dia a saúde e muito importante para as pessoas. Através desta aula o aluno ver na pratica a real importância dos hábitos alimentares.
Este Banco Internacional do Objetivos Educacionais oferece muitos planos de aulas para os professores, escolhi este com o tema: Os continentes do mundo, pois ele compreende de uma forma objetiva sobre os continentes, elem de mostras recursos como jogos ele mostra a importância da vegetação e clima de cada continente. Este tipo de aula ajuda o aluno á compreender a importância dos continentes é o que eles representar para o mundo. | |||||||||||||||||||||||||||||||||
Um plano de aula muito bom é enrriquece a aprendizagem dos currículos escolares. | |||||||||||||||||||||||||||||||||
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sexta-feira, 26 de abril de 2013
Reserva Catolé (Registro virtual)
APA DO CATOLÉ E FERNÃO VELHO
de maio de 1992, com a finalidade principal de preservar o
manancial do Rio Catolé, até então o maior contribuinte
para o abastecimento de água para a Capital do Estado e
do riacho da Aviação.
A APA está inserida nos Municípios de Maceió e Satuba e
agrega uma área de 5.415 ha, boa parte já urbanizada.
No seu interior está instalada a sede do Batalhão de Polícia
Ambiental, o que reduz a possibilidade de atividades
clandestinas e degradadoras do ambiente.
Coordenadas Geográficas: 09º18’00’’ S e 35º34’00’’ W
Em 06/04/13 fiz uma visita a esta reserva onde pude observa a grande importância desta reserva.
Relatório
de aula de campo Reserva catolé
No dia 06 de abril de 2013 fizemos
uma visita à reserva florestal catolé no município de Satuba - AL, suas
coordenadas são 9° 18’00”S e 35° 34’00”W, localizado 11m acima do nível do mar,
o bioma caracterizado é a mata atlântica e predominância da caatinga em algumas
árvores por conta da seca, muitas folhas estavam secas por conta desta estação,
mas com o passar do tempo elas voltam a brotar e ficam verdes, isto ocorre
através dos períodos de chuvas.
Importância
Esta
Área de Proteção Ambiental foi criada em 27 de maio de 2012, Lei Estadual n.
5.347, sua preocupação foi preservar o Rio Catolé que abastece 30% da capital
do Estado Maceió. Dentro desta APA esta inserida também o Batalhão da Policio
Militar de Alagoas, que através deles reduzem a degradação ambiental.
Seus serviços são voltados à
fiscalização e manutenção da floresta, coibir a atividade da caça, alem de
fazer operações aquáticas no complexo lagunar mandaú/manguaba, aonde a cada ano
vão aumentando a degradação ambiental neste complexo.
Características
A APA do Catolé fica localizada nos
municípios de Maceió, Satuba, Santa Luzia do Norte e Coqueiro Seco, Vegetação
típica da Mata Atlântica com floresta Ombrófila, uma área onde existe uma
estação do ano com muita chuva e outra muito seca, existem também refugio da
caatinga onde a mata da APA não e mais primário, por conta da ação antrofica do
homem.
Clima tropical úmido, com
temperaturas que variam durante o ano, dentro da APA existe variedades de
insetos por conta da biodiversidade da Mata Atlântica, sua biodiversidade é um
bem valioso para a APA, grandes tipos de árvores como a uisqueiro e eliconia, e
animais como a jararaca e corujas, etc.
Dentro desta APA existe também uma
grande barragem que abastece 30% da capital do Estado Maceió. Existe também uma
preocupação nas espécies de Anfíbios
onde estão diminuindo a cada ano.
Importância
das Unidades
Cabem
as Unidades de Conservação o dever de preservar a natureza sendo permitido o
uso indireto dos seus recursos naturais, na Unidade de Conservação da reserva
catolé são 620 hectares de mata que são protegidos 24 horas, existe uma
fiscalização intensa na mata, pois muitas pessoas vão até lá para a retirada de
madeira. Pertence também à Bacia do
Catolé, o Rio Carrapatinho, que é formado pelos Riachos Catolé e Aviação que,
em seu percurso, deságua na lagoa Mundaú.
Importância
Socioambiental
Existe na reserva de catolé diversas
espécies de animais e inúmeras árvores de pequeno e grande porte, as arvores e
arbustos são responsáveis pela exuberância fisionômica da mata, a água
predominante no local e muito cristalina e abastece alguns bairro de Maceió.
Por conta do crescimento urbano a
reserva catolé vai diminuindo cada vez seu território, precisa-se um
monitoramento e gerenciamento desse impacto ambiental.
Pontos
positivos e negativos da visita
Um momento muito proveitoso
onde ficamos perto do meio ambiente onde podemos ver os impactos ambientais
desta reserva como: desmatamento, assoreamento, etc. Para um futuro biólogo
estes momentos são ricos, onde teoria e pratica são apreendidas e tiradas
duvidas, espero que possamos ter outros momentos como este para enriquecer o
conteúdo e aprendizagem. Ponto negativo! Não vejo nenhum.
Preservação das cianobactérias
As cianobactérias são
microorganismos (algas azuis), se encontram em diferentes meios terrestres, várias
espécies vivem em solos e rochas onde desempenham um importante processo
funcional do ecossistema e da ciclagem de nutrientes. Em ambientes de água e
mais favorável para seu crescimento, visto que a maioria das espécies apresenta
um melhor crescimento em águas neutro alcalinas.
A cianobactérias forma florações que
produzem toxinas que são conhecidas como Cianotoxinas, constituem uma grande
fonte de produtos naturais tóxicos produzidos por esses microorganismos,
Uma das importâncias das
cianobactérias e obtenção de protéicos e de carboidratos elas podem representar
fonte de alimento de considerável valor nutritivo para o zooplâncton, são
altamente aproveitadas como complemento na alimentação humana e animal, por
apresentar alto teor de aminoácidos essenciais.
São os principais provedores de nitrogênio
para as cadeias tróficas dos
mares, sendo ainda de utilidade para a alimentação
humana e produção de bicombustíveis
como o biodiesel.
Tem um grande valor no fornecimento
de produtos especiais como corantes para alimentos e indústrias de cosméticos,
ácidos graxos essenciais, agentes marcadores fluorescentes, auxilia no
tratamento de águas residenciais, remoção de metais pesados, na piscicultura, alimento para
peixes, ostras, mariscos, etc.
No complexo lagunar mandau-manguaba em
Alagoas as cianobactérias ajudam na alimentação das espécies de peixes daquela
região, são uma das principais fontes de alimentos de peixes e mariscos.
Importâncias:
Fixadora de N2 atmosférica, Produção de
matéria orgânica e liberação de O2, formadores de liquens, pioneira
nas sucessões ecológicas.
Hoje,
as cianobactérias sobreviventes contribuir para manter o equilíbrio atmosférico
que nós sabemos, É interessante notar que, assim como nas algas azul-verdes que
mudaram o clima do planeta, contribuiu para a sua própria extinção.
Fotos
Em microorganismos
Em lagos
e lagoas
Bibliografia
http://www.google.com.br/images?hl=pt&gbv=2&gs_l=heirloom-serp.3...21791.24777.0.24972.11.2.0.9.0.0.271.516.2-2.2.0...0.0...1ac.1.ziGubOjMjjc&sa=X&oi=image_result_group&ei=Oxp3UbirI4KS9gTc2oDgDw&ved=0CBoQsAQ&q=cianobact%C3%A9rias%20fotos&tbm=isch
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