Bibliografia
O Brasil território e sociedade no início do século XXI, Milton Santos e Maria Laura Silveira., Editora Record, 2008.
A diferenciações no território
O texto inicia-se enfocando a questão da desigualdade territorial que ainda persiste fortemente nos dias atuais.
No território brasileiro, existem muitas disparidades de vários aspectos, e podemos destacar os lugares que são abundantes e outros não tão abundantes, em uma variedade de perspectivas, algumas delas naturais ou artificiais.
Economicamente falando, no Brasil existem regiões com maior poder de fluidez gerando uma dinâmica de interesses a nível mundial, e outros onde permanecem um uma certa viscosidade e que não permite seu desenvolvimento financeiro.
As áreas de fluidez também podem ser chamadas espaços da rapidez que se se caracterizam por ter maior número de vias, veículos mais modernos e velozes e transporte publico barato e eficiente. Entretanto nos espaços de lentidão as vias são esburacadas e não existe um sistema bom sistema de transporte
Os espaços que tem o maior acumulo das técnicas informacionais tem plena capacidade de atrair atividades com maior potencial econômico e são chamados de espaços luminosos que mandam e aqueles opacos sem condições de atração de atividades são os que obedecem.
Desde a descoberta da Brasil até os dias atuais vários acontecimentos forma mudando o território e configurando o Rio e São Paulo como cidades pólos deviduo o grande aumento de relações enquanto que restante do país cresceram em pequenas proporções causando uma grande disparidade regional denominada de “Centros e Periferias”.
Na hera da Globalização a principal força de crescimento deixa de ser a industria e passa a ser a informação. São Paulo percebe isso e a incorpora tornando-se mais forte.
Tendo como constante espaço um conjunto indispensável, solidário, mas também contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações.
Citações
As desigualdades territoriais do presente têm como fundamento um número de variações de difícil classificação. Pg. 259
O exame do território permite refletir seja a densidade das coisas naturais (por exemplo, florestas, vegetação, forma de relevo etc.) e das coisas artificiais seja as próteses acrescentadas á natureza. Pg. 260
Nos países de maior extensão territorial e que também são países com grandes disparidades regionais e de renda, o processo de criação de fluidez e seletivo e não-igualitário. As regiões onde se situam produções destinadas á exportação e ao comércio distante têm prioridade nesse equipamento, criando-se no território áreas com maior densidade viária e infoviária a serviços de um dos aspectos da economia nacional. Pg. 261
Do ponto de vista social, os espaços da rapidez serão aqueles onde é maior a vida de relações, fruto da sua atividade econômica ou sociocultural, ou então zonas de passagem, respondendo de uma circulação mais longínqua. Pg. 263
Os espaços do mandar acabam sendo espaços da fluidez efetiva e também espaços da rapidez. Pg. 263
Espaços luminosos aqueles que mais acumulam densidades técnicas e informacionais, ficando assim mais aptos a atrair atividades com maior conteúdo em capital, tecnologia e organização. Pg. 264
Dentro da própria área concentrada, o crescimento é desigual e combinado. Pg. 266
São Paulo se perde relativamente o seu poder industrial, aumenta o seu papel de regulação graças á concentração da informação, dos serviços e da tomada de decisões. Pg.269
Comentários
O texto enfoca as diferencias no território de forma leve explicatória e linear fazendo com que a leitura se torne agradável e sem fadiga, diferentemente dos demais textos do livro, que é bem cientifico e de difícil compreensão.
O tema fala bastante com a questão humana, a população urbana e como se configura essas relações dentro do território.
Ideações
Quais as possíveis soluções para que as áreas periféricas do Brasil possam se tornar espaços luminosos?
Se o nordeste tivesse uma educação diferenciada e os governantes estaduais em conjunto com os demais representantes políticos da região nordeste de repente se tornassem honestos seria possível construir relações tecnico-cientificos suficientes para competir com São Paulo?
Com as Olimpíadas no Rio de Janeiro, a cidade vai ser durante esse período a capital do mundo, isso pode fazer dela mais influente durante e posteriormente a realização dos jogos. Mas será que o brilho do Rio pode ofuscar São Paulo?
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL
Escola Superior de União dos Palmares - Esup - Campus V
AS DIFERENCIAÇÕES NO TERRITÓRIO
13 DE NOVENBRO
2009
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL
Escola Superior de União dos Palmares - Esup - Campus V
Thiago Gutemberg
Woshington Viana
AS DIFERENCIAÇÕES NO TERRITÓRIO
13 DE NOVENBRO
2009

Nenhum comentário:
Postar um comentário