(Portal Professor)
Defesas Naturais e Estimuladas (Vacinas) do Corpo - UCA/ Metodologia Científica (A importância para a aula de biológia ou geografia)
Autor e Coautor(es)
Priscila Gervásio Teixeira UBERLANDIA - MG
ESC DE EDUCACAO BASICA
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Compreender o corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem-estar físico, social e psíquico do indivíduo;
- Identificar as defesas naturais e estimuladas (vacinas) no corpo;
- Conhecer algumas vacinas que deve tomar quando ainda é criança;
- Valorizar hábitos de alimentação saudáveis para manter a saúde do corpo;
- Compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;
- Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
- Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;
- Desenvolver competências e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Iniciação Científica;
- Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 840 minutos –14 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para a realização do Projeto é necessário que os alunos
tenham habilidades relativas à leitura e escrita, já tenham noção do
corpo humano, e consigam destacar alguns hábitos saudáveis. Além da
utilização dos recursos do tablet, celular, gravador de áudio e do
laptop Classmate com o uso dos programas:Tux Paint, Mozilla
Firefox, PowerPoint, é importante que os alunos sejam capazes de exporem
oralmente, suas ideias e se relacionarem com os colegas.
Estratégias e recursos da aula
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, como se trata de um Projeto de Pesquisa Científica em sala de aula é importante que você tenha conhecimentos de como desenvolvê-lo. O Projeto de Pesquisa busca evidências para o diálogo como base de desenvolvimento para atingir o conhecimento através da Pesquisa com uma metodologia que propicie a troca de saberes, ao valorizar as participações dos alunos, dos professores e das ciências envolvidas. Fortalecendo o desenvolvimento da autonomia e da criticidade, incentivando a observação, o registro, a comparação, a investigação, que favorecem a solução de problemas reais de seu cotidiano, utilizando a linguagem para a generalização em diferentes situações e contextos das experiências vividas.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir algumas dicas pedagógicas de como ensinar por meio da Pesquisa:
Observação: Professor, o objetivo é fazer um Projeto/aula sobre como são organizados os diferentes espaços, as diferenças e semelhanças entre eles, além de algumas normas para seu funcionamento.
Ressalte para turma a importância da organização das informações no decorrer de todo o processo de investigação, para a socialização dos Resultados da Pesquisa. É importante criar momentos para dialogar, trocar informações e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto. Decida juntamente com a turma, o “local” onde serão registradas as atividades desenvolvidas em cada etapa. Sugerimos:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37278. Aula do Portal - Criando um Blog. Acesso em 08/09/2012.
Você também poderá utilizar os sítios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s, que corresponde/m ao nível dos seus alunos.
Acessados em 08/09/2012.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com sua turma a forma de registro das etapas do Projeto de Pesquisa.
É essencial a participação e o acompanhamento do professor, durante a realização do Projeto. Com essa tecnologia os alunos poderão atualizar a postagem de cada etapa do Projeto. Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto é " Defesas Naturais e Estimuladas (Vacinas) do Corpo", que será desenvolvido nesta aula.
Estratégias e recursos da aula
1ª Momento: aproximadamente duas ou três atividades de 60 minutos cada uma.
Professor, o tema poderá ter relação com o conteúdo estudado ou surgir de alguma curiosidade dos alunos ou de um fato ocorrido, como, por exemplo, um aluno trouxe uma propaganda na qual seu destaque era a “Campanha de Vacinação em sua Cidade”. Juntamente com o professor ele acessou o vídeo pela internet seguindo o caminho http://www.youtube.com/watch?v=sw4ypn7Ps9o&feature=player_detailpage. Esse vídeo é a propaganda da vacinação na cidade de Brasília. Acesso em 11/09/2012.
Em seguida, convidou os colegas para assistirem juntos, a propaganda: "Zé Gotinha está esperando por você Brasília DF"
Após assistirem ao vídeo, os alunos questionaram porque as vacinas são destinadas para menores de 5 anos. A partir desse momento eles manifestaram curiosidade em pesquisarem mais sobre o nosso corpo e as vacinas.
Você poderá utilizar diversas formas para “detonar” o tema, ou seja, despertar o interesse dos alunos. Utilizando diferentes recursos:
Escolhida a temática para estudo, elabore com a turma uma Justificativa para o estudo, a turma deverá expor os motivos que a levaram a optar pela temática escolhida, bem como o porquê é importante e necessário o seu estudo. Professor, elabore com os alunos um texto coletivo, expondo as suas ideias. O registro desta atividade poderá ser feito no caderno de Ciências, Blog ou em cartaz.
Em seguida, prepare uma cartolina e registre nela os objetivos traçados pelos investigadores. Veja o exemplo abaixo:
O que queremos saber?
Em seguida, é necessário construir juntamente com os alunos os Problemas a serem definidos, os alunos deverão criar questionamentos e dúvidas para delimitarem a abrangência da Pesquisa. Faz-se necessário, portanto, que o Problema seja definido por meio de uma linguagem clara e objetiva e, preferencialmente, partindo de uma interrogativa.
Fonte: Acervo da autora.
Logo após, as questões elaboradas pelos alunos, é importante instigá-los a pensarem sobre as Hipóteses, que deverão sinalizar para as possíveis soluções (respostas) para o/s problema/s proposto/s, tendo clareza do que os alunos pensam conhecer sobre o assunto, conhecimentos estes que serão testados por meio da Pesquisa.
Como exemplo, observe:
Fonte: Acervo da autora.
Professor, não se esqueça de criar um momento para a socialização dos problemas levantados e as possíveis soluções.
Registre-a na ficha e traga na próxima aula.
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2º momento: aproximadamente uma atividade de 60 minutos.
Onde e como podemos pesquisar?
Professor, retome a discussão anterior e converse com a turma sobre o processo investigativo: “Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas?”
Solicite que cada um socialize as respostas que trouxeram de casa. Veja quais respostas se repetiram, escreva em um cartaz, os recursos que os alunos destacaram na atividade de casa.
Professor, tabule os dados juntamente com os alunos na lousa, e repasse para uma cartolina. Em seguida, proponha a construção de uma tabela que apresente os dados coletados.
A tabela poderá ser registrada no caderno ou caso sua escola possua os laptops Classmate, por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Veja o exemplo abaixo:
Fonte: Acervo da autora.
Professor, você poderá criar situações problema elaboradas a partir da tabela.
Ao realizar uma Pesquisa Científica é necessário o envolvimento dos participantes, tanto na execução quanto na elaboração das atividades que contemplem o trabalho interdisciplinar dos conteúdos. Sugerimos os conteúdos a seguir para que a Pesquisa concilie com sua proposta curricular, veja:
Agora, construa com a turma um Cronograma para a realização das atividades que permearão todo o Projeto, que deverá ser realizado de uma maneira flexível. As atividades poderão ser desenvolvidas durante várias semanas.
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3ª momento: aproximadamente quatro a cinco atividades de 60 minutos cada uma.
Professor, disponibilize as cenas abaixo para os alunos e promova uma discussão sobre o que está acontecendo em cada uma.
1ª Cena
Observe a história, que conta o que aconteceu com Vinícius.
BROCKELMANN, Rita Helena. Projeto Pitanguá: ciências. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2011, p. 51.
Observe a cena
PESSÔA, Karina; FAVALLI, Leonel. A escola é nossa: Ciências. 3º ano. São Paulo: Scipione, 2011. p.163.
Leia com atenção a história em quadrinho: Algum tempo depois...
COSTA, Maria Helena da R. de Oliveira da Costa; MANTOVANI, Katia Paulilo; SILVA, Edson D’Addio da Silva. Ciências: Saber e Fazer. Ensino Fundamental 3º ano. São Paulo: Saraiva, 2011. p.40, 41.
Converse com os colegas sobre as seguintes questões:
Professor, converse com a turma sobre as semelhanças e diferenças entre as cenas. Registre as informações na lousa ou em cartazes para serem afixados na sala de aula.
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MEU CORPO E AS DEFESAS NATURAIS
Professor, é importante que os alunos conheçam o seu corpo para iniciarmos a Pesquisa. Para isso, prepare algumas atividades na sala de aula e ou no pátio da escola.
CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO
PESSÔA, Karina; FAVALLI, Leonel. A escola é nossa: Ciências. 3º ano. São Paulo: Scipione, 2011. p.144 e 145
Hora do Banho
BROCKELMANN, Rita Helena. Projeto Pitanguá: ciências. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2011, p. 48.
Fonte da imagem: Clip Art do Word. Acervo da autora.
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DESCOBRINDO AS DEFESAS DO CORPO
Professor, providencie e organize o espaço para os alunos assistirem ao filme: Osmose Jones: uma aventura radical pelo corpo humano
Título no Brasil: Osmose Jones- Uma Aventura Radical Pelo Corpo Humano
Título Original: Osmoses Jones
País de Origem: EUA
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 95 minutos
Ano de Lançamento: 2001
Estúdio/Distrib.: Warner Home Video
Direção: Bobby Farrelly e Peter Farrelly
http://www.interfilmes.com/filme_14091_osmose.jones.html. Neste sítio você encontrará informações sobre a ficha técnica e a sinopse do filme. Acesso em 12/09/2012.
Em regra, se um microrganismo atravessa as barreiras naturais do corpo, os mecanismos de defesa específicos e inespecíficos destroem-no antes que se multiplique.
Alguns sites interessantes:
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AS DEFESAS ESTIMULADAS (VACINAS) DO CORPO
Professor, inicie a atividade apresentando o cartaz da campanha de vacinação do ano de 2012, faça os seguintes questionamentos:
Ao final do diálogo, faça um relatório coletivo registrando o que foi pesquisado. Redija dados relevantes do diálogo e para concluir a produção instrua os alunos a fazerem um desenho representando a leitura e a interpretação dos textos.
Sugestões de links para os professores:
Professor, como se trata de um Projeto de Pesquisa Científica em sala de aula é importante que você tenha conhecimentos de como desenvolvê-lo. O Projeto de Pesquisa busca evidências para o diálogo como base de desenvolvimento para atingir o conhecimento através da Pesquisa com uma metodologia que propicie a troca de saberes, ao valorizar as participações dos alunos, dos professores e das ciências envolvidas. Fortalecendo o desenvolvimento da autonomia e da criticidade, incentivando a observação, o registro, a comparação, a investigação, que favorecem a solução de problemas reais de seu cotidiano, utilizando a linguagem para a generalização em diferentes situações e contextos das experiências vividas.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir algumas dicas pedagógicas de como ensinar por meio da Pesquisa:
- Como ensinar por meio da Pesquisa
- Ensino com Pesquisa (ensinar / aprender / fazendo)
- Como elaborar um Projeto de Pesquisa?
Observação: Professor, o objetivo é fazer um Projeto/aula sobre como são organizados os diferentes espaços, as diferenças e semelhanças entre eles, além de algumas normas para seu funcionamento.
Ressalte para turma a importância da organização das informações no decorrer de todo o processo de investigação, para a socialização dos Resultados da Pesquisa. É importante criar momentos para dialogar, trocar informações e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto. Decida juntamente com a turma, o “local” onde serão registradas as atividades desenvolvidas em cada etapa. Sugerimos:
- Manualmente no caderno de Ciências ou em folhas de papel para serem anexadas;
- Digitalizadas utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou o tablet;
- Utilizando outros recursos tecnológicos como: Blog, dentre outros.
Faça uma Pesquisa nos sítios abaixo para auxiliar na construção de Blog:
Utilize a atividade “Vamos criar um Blog da turma?”, acessada no sítio do Portal do Professor:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37278. Aula do Portal - Criando um Blog. Acesso em 08/09/2012.
Você também poderá utilizar os sítios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s, que corresponde/m ao nível dos seus alunos.
- Como criar um Blog
- Blog da turma
Acessados em 08/09/2012.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com sua turma a forma de registro das etapas do Projeto de Pesquisa.
É essencial a participação e o acompanhamento do professor, durante a realização do Projeto. Com essa tecnologia os alunos poderão atualizar a postagem de cada etapa do Projeto. Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto é " Defesas Naturais e Estimuladas (Vacinas) do Corpo", que será desenvolvido nesta aula.
Estratégias e recursos da aula
1ª Momento: aproximadamente duas ou três atividades de 60 minutos cada uma.
Professor, o tema poderá ter relação com o conteúdo estudado ou surgir de alguma curiosidade dos alunos ou de um fato ocorrido, como, por exemplo, um aluno trouxe uma propaganda na qual seu destaque era a “Campanha de Vacinação em sua Cidade”. Juntamente com o professor ele acessou o vídeo pela internet seguindo o caminho http://www.youtube.com/watch?v=sw4ypn7Ps9o&feature=player_detailpage. Esse vídeo é a propaganda da vacinação na cidade de Brasília. Acesso em 11/09/2012.
Em seguida, convidou os colegas para assistirem juntos, a propaganda: "Zé Gotinha está esperando por você Brasília DF"
Após assistirem ao vídeo, os alunos questionaram porque as vacinas são destinadas para menores de 5 anos. A partir desse momento eles manifestaram curiosidade em pesquisarem mais sobre o nosso corpo e as vacinas.
Você poderá utilizar diversas formas para “detonar” o tema, ou seja, despertar o interesse dos alunos. Utilizando diferentes recursos:
- Contar uma história sobre o tema;
- Ler uma reportagem;
- Discutir uma notícia;
- Assistir a um vídeo, dentre outros.
Escolhida a temática para estudo, elabore com a turma uma Justificativa para o estudo, a turma deverá expor os motivos que a levaram a optar pela temática escolhida, bem como o porquê é importante e necessário o seu estudo. Professor, elabore com os alunos um texto coletivo, expondo as suas ideias. O registro desta atividade poderá ser feito no caderno de Ciências, Blog ou em cartaz.
Em seguida, prepare uma cartolina e registre nela os objetivos traçados pelos investigadores. Veja o exemplo abaixo:
Escola de Educação Básica da UFU
Projeto de Iniciação Científica Discente
Defesas e Naturais e Estimuladas ( Vacinas) do Corpo
|
Em seguida, é necessário construir juntamente com os alunos os Problemas a serem definidos, os alunos deverão criar questionamentos e dúvidas para delimitarem a abrangência da Pesquisa. Faz-se necessário, portanto, que o Problema seja definido por meio de uma linguagem clara e objetiva e, preferencialmente, partindo de uma interrogativa.
Fonte: Acervo da autora.
Logo após, as questões elaboradas pelos alunos, é importante instigá-los a pensarem sobre as Hipóteses, que deverão sinalizar para as possíveis soluções (respostas) para o/s problema/s proposto/s, tendo clareza do que os alunos pensam conhecer sobre o assunto, conhecimentos estes que serão testados por meio da Pesquisa.
Como exemplo, observe:
Alunos
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Problemas
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Hipóteses
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Ana
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Quais são e para que servem as vacinas?
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Elas servem para não ficar doente.
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Luciano
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Quando gripamos o que acontece no nosso corpo?
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Ficamos com febre, nariz escorre e não queremos fazer nada.
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Mariane
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O que as crianças podem fazer para cuidar da saúde?
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Atividade física, comer frutas e verduras, lavar as mãos.
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Pedro
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Quantas vacinas tomamos até completar 7 anos?
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Acredito que umas 20 vacinas.
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Rafaela
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Qual o nome da primeira vacina que tomamos?
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Minha mãe disse que é BCG.
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Thiago
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Por que ficamos doentes?
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Porque não cuidamos da nossa saúde.
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Professor, não se esqueça de criar um momento para a socialização dos problemas levantados e as possíveis soluções.
Lembrete: Professor, não se esqueça de criar uma forma de registro para as atividades e as produções elaboradas e criadas pelos alunos. Seja em caderno de Ciências, Portfólios ou no Blog da turma. Fonte da imagem: Clip Art do Word. Acervo da autora. |
Registre-a na ficha e traga na próxima aula.
Atividade de Casa
esquise com seus familiares onde podemos encontrar respostas para solucionar as questões problemalevantadas sobre o nosso Projeto de Pesquisa. Responda a pergunta abaixo por meio da escrita, desenhos/recortes:
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(DESENHO/RECORTES)
|
2º momento: aproximadamente uma atividade de 60 minutos.
Onde e como podemos pesquisar?
Professor, retome a discussão anterior e converse com a turma sobre o processo investigativo: “Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas?”
Solicite que cada um socialize as respostas que trouxeram de casa. Veja quais respostas se repetiram, escreva em um cartaz, os recursos que os alunos destacaram na atividade de casa.
Professor, tabule os dados juntamente com os alunos na lousa, e repasse para uma cartolina. Em seguida, proponha a construção de uma tabela que apresente os dados coletados.
A tabela poderá ser registrada no caderno ou caso sua escola possua os laptops Classmate, por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Veja o exemplo abaixo:
FONTES DE PESQUISA
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NÚMERO DE PAIS QUE CITARAM
|
01-Jornais |
07
|
02-Livros |
13
|
03-Revistas |
05
|
04-Internet |
15
|
05-Entrevista |
06
|
06-Fotografia |
10
|
Professor, você poderá criar situações problema elaboradas a partir da tabela.
Ao realizar uma Pesquisa Científica é necessário o envolvimento dos participantes, tanto na execução quanto na elaboração das atividades que contemplem o trabalho interdisciplinar dos conteúdos. Sugerimos os conteúdos a seguir para que a Pesquisa concilie com sua proposta curricular, veja:
- Língua Portuguesa: gêneros textuais (músicas, poemas, relatos), estrutura de textos, discurso narrativo, reescrita e reprodução de textos, aspectos gramaticais (ortografia, acentuação gráfica, uso de letras maiúsculas e minúsculas, pontuação, parágrafo, acentuação, concordância verbal e concordância nominal, pontuação etc.) e aspectos semânticos (coerência e coesão);
- História: direitos e deveres das crianças em relação a vacinação gratuita;
- Matemática: interpretação de dados e informação; gráficos e tabelas; números e quantidades envolvendo as operações que está trabalhando, estatística, proporção e probabilidade;
- Informática: linguagem digital, criação de Blog, Powerpoint, navegação na Internet.
- Artes: leitura, compreensão, análise e interpretação de imagens; produção de desenhos, pinturas.
Agora, construa com a turma um Cronograma para a realização das atividades que permearão todo o Projeto, que deverá ser realizado de uma maneira flexível. As atividades poderão ser desenvolvidas durante várias semanas.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3ª momento: aproximadamente quatro a cinco atividades de 60 minutos cada uma.
Professor, disponibilize as cenas abaixo para os alunos e promova uma discussão sobre o que está acontecendo em cada uma.
1ª Cena
Observe a história, que conta o que aconteceu com Vinícius.
BROCKELMANN, Rita Helena. Projeto Pitanguá: ciências. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2011, p. 51.
- Explique com suas palavras o que aconteceu com ele.
- Por que ele amanheceu doente?
- O que Vinícius deveria ter feito antes de comer?
Observe a cena
PESSÔA, Karina; FAVALLI, Leonel. A escola é nossa: Ciências. 3º ano. São Paulo: Scipione, 2011. p.163.
- Por que a menina não quis brincar?
- Você também já ficou assim?
- O que levou a menina a ficar doente?
Leia com atenção a história em quadrinho: Algum tempo depois...
COSTA, Maria Helena da R. de Oliveira da Costa; MANTOVANI, Katia Paulilo; SILVA, Edson D’Addio da Silva. Ciências: Saber e Fazer. Ensino Fundamental 3º ano. São Paulo: Saraiva, 2011. p.40, 41.
Converse com os colegas sobre as seguintes questões:
- Por que será que Rafael ficou doente?
- Por que a colega insistiu tanto para ele calçar os sapatos?
- Será que existe alguma relação entre a doença e o fato de Rafael ter andado descalço?
- Você costuma andar descalço? Onde?
- Você já teve algum tipo de problema por andar sem calçado? Qual?
Professor, converse com a turma sobre as semelhanças e diferenças entre as cenas. Registre as informações na lousa ou em cartazes para serem afixados na sala de aula.
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MEU CORPO E AS DEFESAS NATURAIS
Professor, é importante que os alunos conheçam o seu corpo para iniciarmos a Pesquisa. Para isso, prepare algumas atividades na sala de aula e ou no pátio da escola.
- Providencie o esboço do corpo para os alunos escreverem os nomes das suas partes.
CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO
PESSÔA, Karina; FAVALLI, Leonel. A escola é nossa: Ciências. 3º ano. São Paulo: Scipione, 2011. p.144 e 145
- Quais os cuidados que você e as pessoas que moram em sua residência têm com a alimentação?
- Em sua opinião, é importante ter cada um dos cuidados apresentados na imagem acima?
- O que a falta desses cuidados pode causar ao ser humano?
- Quais dos cuidados apresentados nas imagens, você e as pessoas que moram em sua residência geralmente têm?
Hora do Banho
BROCKELMANN, Rita Helena. Projeto Pitanguá: ciências. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2011, p. 48.
- Em sua opinião, o que é higiene?
- Que prática de higiene a personagem da tirinha realizou?
- Você conhece outras práticas de higiene? Quais?
Lembrete:
Professor, não se esqueça de criar uma forma de registro para as
atividades e as produções elaboradas e criadas pelos alunos. Seja em
caderno de Ciências, Portfólios ou no Blog da turma.
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DESCOBRINDO AS DEFESAS DO CORPO
Professor, providencie e organize o espaço para os alunos assistirem ao filme: Osmose Jones: uma aventura radical pelo corpo humano
Ficha técnica do filme
Título no Brasil: Osmose Jones- Uma Aventura Radical Pelo Corpo Humano
Título Original: Osmoses Jones
País de Origem: EUA
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 95 minutos
Ano de Lançamento: 2001
Estúdio/Distrib.: Warner Home Video
Direção: Bobby Farrelly e Peter Farrelly
Sinopse
Frank Pepperidge (Bill Murray) não vive da maneira mais saudável possível. Come porcarias direto do chão, não liga para dietas balanceadas e nem pensa em fazer exercícios. Em um desses descuidos, deixa entrar em seu corpo Thrax, um vírus letal, que está determinado a acabar com o que encontrar pela frente. Frank nem suspeita que dentro de seu corpo existe uma verdadeira cidade governada pelo cérebro, invadida por bactérias foras da lei, patrulhada por células brancas e... reproduzidas em um desenho animado de traçados ágeis, cores fortes e muito movimento. Uma dessas células brancas é Osmose Jones (voz de Chris Rock), um policial que gosta de trabalhar sozinho. Para a infelicidade de Osmose, Frank começa a sentir os primeiros sintomas causados por Thrax e toma a pílula Drix. É claro que Drix é designado para trabalhar com Osmose. A dupla não se dá bem logo de cara, mas vai ter que resolver as diferenças para salvar a vida de Frank das garras do perverso Thrax.http://www.interfilmes.com/filme_14091_osmose.jones.html. Neste sítio você encontrará informações sobre a ficha técnica e a sinopse do filme. Acesso em 12/09/2012.
A importância das defesas naturais.
Para perfeita compreensão do filme, seria interessante que os alunos tenham orientações iniciais que as defesas do organismo contra a infecção incluem barreiras naturais, como a pele, mecanismos inespecíficos, como certos tipos de glóbulos brancos e a febre, e mecanismos específicos, como os anticorpos.Em regra, se um microrganismo atravessa as barreiras naturais do corpo, os mecanismos de defesa específicos e inespecíficos destroem-no antes que se multiplique.
Alguns sites interessantes:
- Defesas do organismo contra a infecção
- Glóbulos Brancos: matar ou morrer
http://super.abril.com.br/saude/globulos-brancos-matar-ou-morrer-443017.shtml. Neste sítio você encontrará informações sobre a função dos glóbulos brancos em nosso corpo. Acesso em 12/09/2012.
Professor é importante ler e adequar à linguagem de acordo com a faixa etária da turma._____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
AS DEFESAS ESTIMULADAS (VACINAS) DO CORPO
Professor, inicie a atividade apresentando o cartaz da campanha de vacinação do ano de 2012, faça os seguintes questionamentos:
Ao final do diálogo, faça um relatório coletivo registrando o que foi pesquisado. Redija dados relevantes do diálogo e para concluir a produção instrua os alunos a fazerem um desenho representando a leitura e a interpretação dos textos.
Sugestões de links para os professores:
- Saúde: Já vou, mãe! Só um minuto
- Vacinações
- Dietas ricas em alimentos anti-inflamatórios previne doenças
Avaliação
Os projetos de Iniciação Científica transformam a
avaliação em um processo contínuo na realidade cotidiana da sala de
aula. Considera- se como instrumentos de avaliação:
- Observação do comportamento do aluno: hábitos de trabalho, relacionamento com os amigos e professores, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares e capacidade de cooperação;
- Trabalhos escritos ou de outra natureza produzidos espontaneamente pelo aluno;
- Dados registrados com referências diretas elaboradas pelos alunos individualmente ou em grupo.
Neste plano de o professor faz uma associação entre o cordo humano e a importância da vacina para as crianças, e valorizar os aspectos alimentares. Pois hoje em dia a saúde e muito importante para as pessoas. Através desta aula o aluno ver na pratica a real importância dos hábitos alimentares.
Este plano de aula alem de trazer um grande conhecimento sobre a saúde ele traz de uma forma facil para que o aluno entenda o importância do corpo humana.
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