segunda-feira, 15 de abril de 2013
Museu virtual da energia sustentável
THIAGO GUTEMBERG DOS SANTOS SILVA
MUSEU VIRTUAL: REVOVA ENERGIA
PLANO DE AULA SOBRE: SUSTENTABILIDADE
SÃO JOSÉ DA LAJE - AL
THIAGO GUTEMBERG DOS SANTOS SILVA
Relatório apresentado como atividade avaliativa à Metodologia de Ensino II do Curso de Formação para Docência do Ensino Superior Ministrada pela professora Carmem Lucia do Cento Universitário CESMAC.
SÃO JOSE DA LAJE - AL
Companhia Brasileira de energia sustentável
Fundada em 2001, a Renova Energia é uma Companhia brasileira de geração de energia elétrica renovável com atuação em matrizes eólica, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e solares. Desde 2009 sua atuação está fortemente concentrada em projetos de fonte eólica, mercado no qual é pioneira e detém liderança, sendo proprietária do maior complexo eólico da América Latina, localizado no interior da Bahia.
Como diferencial de destaque em sua atuação, está a qualificação para operar de modo integrado as várias etapas da cadeia de geração de energia, realizando prospecção, estruturação, execução e operação de projetos.
Nossa política de sustentabilidade está fundamentada em conceitos como: uso da mão de obra local nas áreas onde atuamos; redução constante do impacto ambiental de nossas atividades e melhoria contínua de nosso relacionamento com os públicos de interação com a Renovação.
Entre as ações da empresa com foco em sustentabilidade, destaca-se o Programa Cata-vento. A iniciativa reúne projetos sustentáveis e de desenvolvimento socioambiental no semiárido baiano, região onde estão localizados 14 parques eólicos da empresa, que tiveram a energia comercializada no Leilão de Energia de Reserva (LER) 2009.
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia ou Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Perceber a importância da energia solar como fonte energética viável; Construir um aquecedor solar de baixo custo, utilizando materiais recicláveis.
Duração das atividades
Duas aulas de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula
Introdução
O Sol é a fonte de energia que alimenta nosso planeta. Seu calor e suas radiações permitem que o planeta não congele e que as plantas desenvolvam a fotossíntese.
Entretanto, essa energia que provêm do Sol pode ser utilizada de outras maneiras. Com as constantes oscilações no preço do petróleo, buscam-se cada vez mais fontes alternativas de energia, dentre elas a solar. Seja em pequenas calculadoras sem pilha ou em painéis solares em residências, a energia solar chegou para ficar.
Embora esses grandes painéis não sejam tão comuns como as calculadoras que funcionam com energia solar, eles estão por aí, e não é difícil de achar se você souber onde procurar. Há conjuntos de células solares inclusive em satélites, para abastecer os sistemas elétricos.
Aula 01 – O que é energia solar?
Caro (a) professor (a), o presente plano de aula tem por objetivo tratar da questão a energia solar e sua crescente importância em diversos países.
Inicie sua aula tratando da temática da energia solar. Explore o que seu alunos sabem sobre o tema. Cite que o sol é fonte de energia renovável, o aproveitamento desta energia tanto como fonte de calor quanto de luz, é uma das alternativas energéticas mais promissoras para enfrentarmos os desafios do novo milênio.
Questione:
• O planeta todo recebe a mesma quantidade de insolação?
• Zonas equatoriais e tropicais recebem maior quantidade de insolação que os situados nas extremidades do planeta?
Cite a seus alunos que a energia solar é abundante e permanente, renovável a cada dia, não polui e nem prejudica o ecossistema. A energia solar é a solução ideal para áreas afastadas e ainda não eletrificadas, especialmente num país como o Brasil onde se encontram bons índices de insolação em qualquer parte do território.
A energia solar é importante na preservação do meio ambiente, pois tem muitas vantagens sobre as outras formas de obtenção de energia, como: não ser poluente, não influir no efeito estufa, não precisar de turbinas ou geradores para a produção de energia elétrica, mas tem como desvantagem a exigência de altos investimentos para o seu aproveitamento.
Para cada um metro quadrado de coletor solar instalado evita-se a inundação de 56 metros quadrados de terras férteis, na construção de novas usinas hidrelétricas. Uma parte do milionésimo de energia solar que nosso país recebe durante o ano poderia nos dar suprimento de energia equivalente a:
• 54% do petróleo nacional
• 2 vezes a energia obtida com o carvão mineral
• 4 vezes a energia gerada no mesmo período por uma usina hidrelétrica.
Se é tão promissora, porque a energia solar ainda não é amplamente utilizada? Para estímulo das idéias apresente o seguinte vídeo, que fala sobre o desafio no uso das fontes renováveis de energia.
Sugere-se que os alunos formem grupos e montem quadros comparativos, relacionando a energia solar com outras fontes. A que conclusões os alunos chegaram? Sistematize o que foi debatido na turma, escreva no quadro os pontos abordados e medie as conclusões.
Aula 02 - Iniciativas no Brasil
Uma interessante iniciativa brasileira do uso de energia solar, reciclagem, redução da degradação do meio ambiente, benefícios sociais e ainda ajuda na economia do lar. É a construção de um aquecedor solar de baixo custo, produzido com garrafas PET. Uma proposta simples, que pode envolver toda a comunidade escolar e que contribui para a qualidade ambiental.
A proposta é que se trabalhe na forma de projeto com os alunos, na construção de um aquecedor solar com garrafas PET na escola. Essa proposta pode envolver toda a comunidade escolar, na coleta de garrafas e confecção do aquecedor.
Sugere-se que depois de pronto o aquecedor seja utilizado na escola, como exemplo de utilização barata e inteligente de energia renovável.
Avaliação
As atividades de avaliação serão feitas no decorrer do processo por meio das seguintes atividades: • Participação qualificada nos debates. • Participação nas etapas da construção do aquecedor solar de garrafas PET.
Comentario
Percebo que este plano de aula traz muitas questões relacionadas a atualidade, pois quando trazemos para a realidade em sala de aula as questões sociais só ganhamos com isso, em relação a energia solar e um tema que gera muita discussão, se tratando do governo que não investe nada nesse tipo de energia.
Com a utilização da energia solar podemos diminui e muito a degradação do meio ambiente e economizar muito mais para futuras gerações. Neste plano a iniciativa de montar uma aula pratica traz o interesse e a busca pela aprendizagem do aluno percebe que neste plano o processo ensino-aprendizagem está sempre ligado, quando, por exemplo, no inicio da aula o professor pergunta a todos os alunos se eles conhecem sobre este tema, e todos expõem o seu conhecimento bem antes de ser aprimorado em sala.
Anexos
BIBLIOGRAFIA
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.renovaenergia.com.br/pt-br/comunidades/MuseuVirtual/sitio_rio_verde_02.jpg&imgrefurl=http://www.renovaenergia.com.br/pt-br/comunidades/Paginas/Museu-Virtual.aspx&usg=__svmJvs0Q0HLhA94-UBbZzUYspq4=&h=600&w=800&sz=147&hl=pt&start=14&sig2=G0fUkcQwXAbG4vCUcUmuwg&zoom=1&tbnid=ArD73vDoO0AzxM:&tbnh=107&tbnw=143&ei=UnpsUf7BO4jq8QTvxIGoAg&prev=/images%3Fq%3Dmuseu%2Bvirtual%2BMEIO%2BAMBIENTE%26hl%3Dpt%26gbv%3D2%26tbm%3Disch&itbs=1&sa=X&ved=0CEQQrQMwDQ
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário